A Portugal-Didáctico apoiou várias formações em Braga e Lisboa.


Lisboa, 7 de julho de 2017 – Antes da pausa letiva para as férias de verão, a Portugal-Didáctico – Divisão de Educação e Brinquedos da ARABOT HI-FI, Lda., o distribuidor oficial da LEGO Education para Portugal, voltou a ceder equipamentos para várias ações de formação; a norte feitas pelo professor Lúcio Botelho, e na zona centro e da grande Lisboa pelo professor Paulo Torcato.
A 1 de junho, Dia da Criança, Lúcio Botelho ministrou um workshop LEGO WeDo 2.0 a alunos e professores do projeto Erasmus+ Em@tion da escola Francisco Sanches, em Braga. Durante a tarde, mais de 50 participantes estiveram totalmente empenhados em construir e programar os diferentes robôs (WeDo 2.0, Ev3 e Nxt) da LEGO. Ainda antes do torneio anual da FLL – FIRST LEGO League, os alunos assistiram a uma demonstração dos desafios de robótica com o tema deste ano “Animal Allies”.

A explicação no Porto

Em Lisboa, os alunos da Escola Secundária da Portela, com uma média de reprovações a rondar os três a quatro anos letivos no ensino normal, integram a iniciativa educativa “O Robot Ajuda!”. A equipa tem percorrido o país a proporcionar workshops e diversas iniciativas de robótica aos professores dos vários grupos disciplinares, a maior parte de Educação Especial, dedicados à aprendizagem e criação de atividades de robótica para alunos com necessidades educativas especiais. “O objetivo e levá-los a ganharem gosto por estudar e tirar boas notas”, explica o professor Paulo Torcato.

Com este projeto, encabeçado pelo professor Paulo Torcato, é possível ensinar alunos desmotivados e com elevadas taxas de reprovação em disciplinas como Física, Matemática, Ciências, Português e outras ainda mais exigentes, como programação e robótica, dentro de um contexto mais acessível e direto. A ajuda pressupõe todo um conjunto de ferramentas educativas no ensino vocacional e sempre com recurso a equipamentos da LEGO.

O “Robot Ajuda” participou a 31 de maio, na entrega de prémios “Portugal – um país de excelência em engenharia” e na sexta-feira, 7 de julho, esteve na Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova num workshop para professores.

Associar ao ensino narrativas reais ou fictícias, curriculares ou lúdicas abre um mundo de possibilidades criativas que são o objetivo primordial da LEGO.

 


As iniciativas envolvem sempre jovens muito entusiasmados

 

Contactos:

Site: http://www.portugal-didactico.com/

E-mail: info@portugal-didactico.com