Aprender com Confiança


Confiança,
porque é importante na aprendizagem?

“As 10 profissões mais solicitadas em 2010 … não existiam em 2004”
“Metade do que os alunos aprendem no primeiro ano do ensino técnico de 4 anos, estará desatualizada no terceiro ano de estudo.”
Os alunos têm que ser preparados para empregos que ainda não foram criados, para tecnologias que ainda foram inventadas, para resolver problemas que ainda não foram previstos.

Em fevereiro de 2019, a Harris Poll (empresa de pesquisa de mercado e consultoria global com sede nos Estados Unidos) realizou um estudo com 5.002 alunos, 5.001 pais e 1.152 professores em cinco países ao redor do mundo, em nome da LEGO Education, para entender o papel que a confiança desempenha no ensino do STEAM. Os resultados revelaram que menos de 1 em cada 5 alunos se sente “muito confiante” quando se trata de aprender assuntos STEAM – e que ferramentas práticas de ensino têm o potencial de melhorar os resultados educacionais que preparam os alunos para o futuro. Isso é algo que os professores e os alunos concordam: 95% dos professores e 89% dos alunos dizem que as aulas práticas constroem mais confiança nas matérias do STEAM.

Essa é uma lacuna crítica a ser preenchida, com milhões de empregos aguardando estudantes com habilidades STEAM nos próximos dez anos e com apenas 21% dos professores a dizer que os seus alunos têm as habilidades práticas necessárias para ter sucesso nesse espaço.

Destacamos algumas conclusões chave desse estudo mas pode consultar o estudo na integra em PDF clicando na imagem ao lado ou nesta ligação Global Confidence Poll – PDF.

51%
“Fico nervoso”

47%
“Eu evito assuntos onde falhei antes”

76%
Professores reconhecem que ansiedade e falta de confiança dificultam a aprendizagem