AKG


Visite a LOJA


História da marca

O AKG, fundado em Viena pelo Dr. Rudolf Goerike e Ernst Pless, logo se tornou um dos maiores players do mundo do som. Hoje, AKG é sinónimo de bom som, significa paixão pela música, oferecendo a mais alta qualidade e inovação contínua no mundo da música. A empresa foi fundada em 1947 e, em poucos meses, os primeiros microfones AKG estavam sendo usados ​​em estações de rádio, teatros e clubes de jazz. Os produtos (a série AKG DYN) eram naquele momento fabricados à mão por cinco trabalhadores.

Em 1949, os primeiros fones de ouvido AKG foram lançados no mercado. Então, no início dos anos cinquenta, a AKG fez uma descoberta com vários novos produtos: Tecnologias totalmente novas, como o primeiro microfone condensador de alta qualidade do mundo, o D 12 com suas características cardióides, o primeiro microfone capacitor de vários padrões com controle remoto, o C 12 e o D 36 fez história acústica. Um dos primeiros clientes do famoso microfone C 12 foi a BBC em Londres.

Expansão mundial do AKG

Com seu crescente sucesso, a AKG também se expandiu geograficamente com uma subsidiária alemã fundada em 1955. No final dos anos 50, a rede de distribuição mundial da AKG havia crescido para outras partes da Europa e do exterior. Nos anos sessenta, o AKG começou a exportar com sucesso para países do antigo bloco oriental e da América Latina. Preocupado com a qualidade tecnológica, a AKG focou no que fazia de melhor: transdutores de áudio de alta qualidade. Os resultados foram produtos de primeira linha em todas as categorias. Nos anos seguintes, a AKG lançou os primeiros microfones cardióides bidirecionais do mundo (D 202, D 224) e desenvolveu o sistema de microfone condensador modular CMS.

Os anos setenta: inovações AKG o tempo todo

Os anos setenta começaram como os anos sessenta terminaram no AKG: com inovações contínuas. A empresa começou nos anos setenta com a apresentação do BX 20, a primeira unidade de reverberação de estúdio verdadeiramente portátil do mundo. Em 1972, um selo especial da British Post Office em comemoração ao 50º aniversário da BBC mostrou microfones históricos, juntamente com modelos do catálogo da AKG. Um ano depois, a AKG recebeu sua milésima patente. Ao mesmo tempo, a empresa apresentou os fones de ouvido K 140 “integrados abertos”. Seguiram-se mais inovações, como o sistema AKG Transversal Suspension (TS), os primeiros fones de ouvido bidirecionais do mundo e a verdadeira linha de microfones vocais que consolidaram a reputação internacional de alta qualidade dos produtos AKG.

No final dos anos 70, os primeiros contratos de patrocínio foram assinados com Frank Sinatra, Roger Whittaker, Falco e outros artistas. Como líder tecnológico, a AKG foi a primeira a aperfeiçoar a próxima tecnologia digital. A empresa usou as primeiras unidades com sucesso nos Jogos Olímpicos de Moscou (1980). Depois disso, a empresa continuou com inovações digitais, como a unidade de reverberação digital / analógica BX 25 ED ou os microfones condensadores estéreo de grande diafragma com electrónica avançada de estado sólido.

AKG torna-se público

Em 1984, o AKG tornou-se público e iniciou uma nova fase de enorme crescimento. Em 1985, foi fundada a subsidiária da AKG nos EUA, seguida por outras expansões, como a aquisição da dbx Professional Products em 1989. A expansão continuou no início dos anos 90, com aquisições na Grã-Bretanha, Alemanha e outros países.

A expansão também foi uma estratégia fundamental para os produtos AKG: no início dos anos 90, o AKG ganhou destaque quando o projecto espacial “Audimir” usou produtos AKG para simulação de espaço no espaço sideral. A AKG continuou a expansão e o sucesso do produto com a nova geração de fones de ouvido chamados K ​​Series, os microfones dinâmicos dos músicos dinâmicos Tri-Power Series de seção triangular e formato ergonómico, o sistema de microfone modular AKG Blue Line Series, o novo microfone de limite C 547 e microfones de pescoço de ganso “slim-line” C 621, C 647 para uso em palco e no sistema instalado.

AKG como parte da Harman International

Em 1994, a AKG tornou-se parte da Harman International Industries, Inc. Os anos seguintes trouxeram um tempo de reestruturação e aprimoramento da linha de produtos e estratégia de distribuição. A linha de microfones sem fio foi ampliada com ótimos produtos usados ​​em turnê por Rod Stewart, Peter Gabriel e Simply Red. 1995 trouxe a introdução do menor sistema de diafragma duplo do mundo, o CK 77 / C 577 – grande em som, menor que uma miniatura em tamanho, projetado especificamente para usos de teatro, TV e cinema. A AKG também desenvolveu a nova série Performer – microfones acessíveis para karaokê, gravação em casa e músicos.

Esse caminho de sucesso continuou durante os anos noventa: a AKG apresentou inovações em produtos como o Sistema de Microfone Sem Fio Multicanal WMS 60, a Série AKG Hearo ou o C 4000 B, o primeiro microfone de eletreto de diafragma duplo grande do mundo. O novo milénio começou com um foco ainda mais forte da AKG em seus principais produtos. Uma nova estratégia de produção foi implementada na sede de P&D em Viena para fortalecer a posição de liderança em tecnologia da AKG no mundo do áudio profissional.